segunda-feira, 2 de agosto de 2010

GABA e Glicina





GABA

O GABA (ácido gama-aminobutírico) é o principal neurotransmissor inibitório do cérebro, estando presente em parte considerável das sinapses do SNC (artigos apresentam porcentagens diferentes, mas que geralmente flutuam de 25 a 40%), também encontrado na retina. O GABA é sintetizado a partir do acido glutâmico e catabolisado de volta ao ciclo do acido cítrico, e sua recaptação é feita por uma via incomum: transporte ativo para os astrócitos da glia. Os níveis do neurotransmissor se elevam no cérebro quando a atividade desse ciclo é baixa (ex: quando o uso de energia pelas células está diminuído), e o resultante efeito inibitório generalizado pode proteger os neurônios do cérebro em situações de hipóxia ou isquemia.
Os receptores de GABA se subdividem em: GABA A (ionotrópico com distribuição difusa), GABA B (metabotrófico com distribuição difusa) e GABA C (ionotrópico presente apenas na retina). A função inibitória do acido gama-aminobutírico tem várias aplicações terapêuticas e é de grande importância em algumas patologias. Um exemplo de aplicação terapêutica é a utilização dos tranqüilizantes benzodiazepínicos (ex: diazepam), que se ligam a um sítio dos receptores do tipo A, aumentando a freqüência de abertura dos canais de cálcio e potencializando o efeito inibitório do neurotransmissor. Essas substâncias também podem ser utilizadas como ansiolíticos, hipnóticos e antiepilépticos. A cafeína, por outro lado pode neutralizar o efeito de tais drogas diminuindo a liberação de GABA na fenda sináptica.
GLICINA

A glicina é o mais simples dos aminoácidos, consistindo apenas em um grupo amina e um grupo carboxila ligados ao átomo de carbono. É o principal neurotransmissor de inibição do tronco cerebral e medula espinhal. Também pode exibir comportamento excitatório: ao se ligar ao receptor NDMA, a glicina aumenta a sensibilidade do mesmo ao glutamato. A glicina, diferentemente dos outros neurotransmissores aminoácidos, não é sintetizada no organismo, sendo obtida a partir da dieta.
Quando liberada na sinapse, ela se liga a um receptor que torna canais da membrana pós sináptica mais permeáveis ao Cl-. Na medula espinhal, a glicina é liberada por interneurônios inibitórios chamados células de Renshaw, que limitam a ativação de neurônios motores e possibilitam o relaxamento muscular. A estricnina (substância utilizada para matar ratos) é um antagonista da glicina, ligando-se a seu receptor sem que o canal de cálcio seja aberto, gerando um estado de hiperexcitabilidade no neurônio. Esse estado é precisamente o que caracteriza a ação tóxica da estricnina, gerando rigidez muscular seguida de convulsões. A morte ocorre por parada respiratória ou exaustão. Os efeitos do tétano também se devem a esse neurotransmissor, cuja secreção é inibida por uma toxina produzida pela bactéria causadora da doença.



Saudações cordiais e até a próxima!

Gabriel Guedes - MED 91

Bibliografia:
fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/outros/Neurotransmissores.doc
http://www.benbest.com/science/anatmind/anatmd10.html#gaba

22 comentários:

  1. gostaria de saber mais sobre esse dualismo entre cafeina e gaba ...e se a ingestão de suplementos contendo glicina exige cuidados maiores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cafeina eh um estimulante encontrado no cafe ,o gaba eh um neurotransmissor inibitório do snc nos receptores gabaérgicos agem a adenosina que eh um ligante natural q tem afinidade com receptores gabaérgico produzindo o sono! acontece q a cafeina agem no mesmo recptores do gaba q a adenosina agem com isso a cafeina bloqueia esse receptor anulando o efeito da adenosina causando excitaçao ,euforia e
      etcetera a glicina eh usada sem restriçao como suplementos...Mas eh usado tambem por atletas para converter glicose em energia e a leucina supre a necessidade desse aminoácido ,basta comer carne,mais sao atletas que utilizam composto para musculação o que se sabe ateh agora a glicina desde que moderada nao tem contraindicação eh ateh aconselhável tomar suplementos contendo aminoácido serina e leucina!

      Excluir
  2. Como assim neurotransmissor inibitório? Gostaria de saber a respeito de neurotransmissor que favorece a ação cerebral e se há algum tipo natural ou sintético em medicamentos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No snc exitem neurotransmissor excitatórios e inibitórios. O GABA e a GLICINA ,sao ligantes inibitórios ,isto e,eles antagonizam a açao do
      GLUTAMATO e o ASPARTATO que sao excitatórios! sintéticos excitatórios tem milhares todos antagonistas do receptor glutamatérgico NMDA ,SAO INIBITÓRIOS !COMO EXEMPLO TEMOS O etanol,metadona e outros
      ja os ANTAGONISTAS DO sao excitatórios o FLUMAZENIL eh um antagonista dos receptores do GABA e servem pra tratar quadro convulsivante,ja que eh um inibidor dos receptores benzodiazepínicos!

      Excluir
    2. No snc exitem neurotransmissor excitatórios e inibitórios. O GABA e a GLICINA ,sao ligantes inibitórios ,isto e,eles antagonizam a açao do
      GLUTAMATO e o ASPARTATO que sao excitatórios! sintéticos excitatórios tem milhares todos antagonistas do receptor glutamatérgico NMDA ,SAO INIBITÓRIOS !COMO EXEMPLO TEMOS O etanol,metadona e outros
      ja os ANTAGONISTAS DO sao excitatórios o FLUMAZENIL eh um antagonista dos receptores do GABA e servem pra tratar quadro convulsivante,ja que eh um inibidor dos receptores benzodiazepínicos!

      Excluir
  3. medicamentos, de todas as formas sintéticas, que atuam diretamente no SNC, tem vários efeitos adversos.
    consulte um médico antes, ou um bom farmacêutico.
    Att. AJ. f.Farmacêutico Generalista*

    ResponderExcluir
  4. Só uma correção: os benzodiazepínicos atuam nos receptores GABAa aumentando a frequência de abertura dos canais de CLORETO e não de cálcio, como escrito no texto ;)

    ResponderExcluir
  5. solicito uma opiniao: tenho 55 anos, estou com falhas de memoria, tenho insonia, e estou em queda hormonal e ganho de peso.Sou do sexo feminino. Comecei a tomar gaballon, uma vez ao dia, Estou no segundo dia. Minha intencao e fazer modulacao hormonal. Grata

    ResponderExcluir
  6. Segundo novos estudos científicos pelas Universidades USA, a combinação perfeita para a memória são os alimentos em capsulas produzidos em farmácia de Manipulação natural que são: GABA + B6 + B12 na quantidade do Gaba pode ser mínimo de 200 e máximo 500 mg; B6 5 mg e B12 10 mg. Já no caso de emagrecimento e prevenção de varias doenças modernas oriundo da obesidade, alimentação cetogênica e nutrologia (consulte um especialista em nutrologia! Dr. Lair Ribeiro e formado de médicos nesta área no Brasil), associe a tudo isto uma boa atividade física de baixo impacto, bicicleta ergonômica ou caminha de diária de no minimo 2 km/dia. o grande salto quântico esta quantidade individualizada de cada alimento e toma-los juntos para um verdade rio e saudável efeito natural.

    ResponderExcluir
  7. CORRIGINDO: SÃO 10 MCG DE B12 E NAO 10MG! OK!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Edilson, suas informações são um disparate: ou seja, gaba até 1.000 mg; B6 até 100mg e B12 até 500mcg, e não apenas 10mcg, que isso?! De onde vc tirou isso?

    ResponderExcluir
  9. Olá, Edilson, suas informações são um disparate: ou seja, gaba até 1.000 mg; B6 até 100mg e B12 até 500mcg, e não apenas 10mcg, que isso?! De onde vc tirou isso

    ResponderExcluir
  10. Para quem tem carência de B12, pode ser tomado até 1000 mcg, e B6 até 100mg

    ResponderExcluir
  11. Olá...Gostaria de saber qual a maneira mais segura de suplementar o GABA e se posso tomar perto do horário do hormônio Melatonina!? Agradeco desde ja!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Vcs tem alguma experiencia com modulação desses neurotransmissores em crianças autistas? Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Bom dia! Esses suplementos podem ser usados por alguém com suspeita ou diagnóstico de esquizofrenia?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia! Pessoas com suspeita ou diagnóstico de esquizofrenia podem fazer uso desses suplementos?

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Gostaria muito de uma orientação. Atualmente, apresento muita dificuldade para dormir. Faço uso do ALPRAZOLAM para dormir, mas no dia seguinte sinto-me mal o dia inteiro. Então, após consultar o médico, passei a tomar melatonina a 6mg. Mas a mudança não fez efeito. Para tentar reverter essa situação pretendo usar a GLICINA. Este aminoácido pode me ajudar? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir