segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PAUSA PARA O TABAGISMO

Queridos Leitores,

Eu sei que vocês são fãs assíduos de NEUROTRANSMISSORES e leem o nosso blog sedentos por conhecimento nesse tema. No entanto, estamos fazendo uma campanha contra o tabagismo (em especial, contra o fumo passivo!!!).

Existe coisa mais chata do que você chegar num restaurante, numa festa, num bar ou qualquer coisa assim e ter um monte de gente fumando ao seu lado, sendo que você odeia aquele cheiro? Acredito que todos achem tão desagradável quanto eu !! Pior do que desagradável, é também muito maléfico à nossa saúde! Existem muitas pessoas que nunca sequer experimentaram o cigarro, mas desenvolvem várias doenças relacionadas ao fumo (inclusive CÂNCER DE PULMÃO!!!!)

Portanto, vocês que escolheram por não fumar (e parabéns por essa escolhaaa!), DEFENDAM SUA SAÚDE. Vamos lutar pela nossa liberdade, pelo nosso direito de não fumar passivamente!

Vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, entre outros já aderiram à causa e proibiram o uso de qualquer produto fumígero em locais fechados. Fumódromos (áreas reservadas para fumantes) em locais fechados também são proibidos. Estudos comprovam uma melhora impressionante na qualidade do ar desse ambiente (Leia essa reportagem). Agora, a PL 315/08 é um projeto de lei que proíbe o uso de cigarro (ou outros produtos fumígeros) em locais fechados ou de volume intenso de pessoas! Leia o projeto na íntegra.

Na próxima quarta-feira, dia 1 de setembro, haverá a votação desse projeto de lei no Senado Federal, em Brasília. Alguns alunos da Universidade de Brasília (UnB) participaram de uma campanha para divulgar uma caminhada que mobilizasse a mídia e a população civil nesse dia. Haverá uma caminhada na Esplanada dos Ministérios na qual será chamada a atenção da imprensa e da população em geral, para que todos se comovam e o senado aprove esse projeto de Lei.

DEFENDEMOS UMA BRASÍLIA 100% LIVRE DO TABACO !

Compareçam à minhada, manifestem-se! A sua saúde (e a saúde de todos) agradece..

DIA: 1 de Setembro de 2010
Horário: 8h30
Local: Gramado em Frente ao Ministério da Saúde, Brasília - DF

Seguem abaixo os materiais de divulgação. CONFIRAM !


Esses dois panfletos foram distribuídos e afixados nos murais do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília



Esse vídeo aborda problemas pulmonares gerados pelo cigarro que causam dispnéia (dificuldade de respiração).




Essa foi uma campanha feita pelo ICC, no Campus Darcy Ribeiro da UnB. Fumantes eram abordados pelo grupo manifestante fantasiado de caveira e usando máscaras. Pessoas não-fumantes também foram entrevistadas e a opinião é quase unânime: não-fumantes merecem liberdade, não se pode permitir o fumo em locais fechados.




Essa foi uma dinâmica foi feita no intuito de apagar, de maneira não usual, o cigarro da vida de um fumante!


Contamos com a presença de vocês! A mobilização da sociedade é muito importante...

3 comentários:

  1. Tem algum post específico do blog falando da toxicodinâmica da nicotina?

    ResponderExcluir
  2. Sou portador de miastenia gravis e sou tabagista (10 a 15 cigarros/dia).
    Os agentes quimicos presentes no cigarro podem realmente agravar a miastenia? Se puderem relatar tais efeitos, será ótimo, pois pretenfi parar de fumar (fumei fos 11 aos 41 anos, parei e bolyei a fumar com 57 anos. Hoje tenho 64 anos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava pesquisando sobre isso acho que PARAR abrutamente de fumar pode agravar a miastenia, pois o cigarro libera a ACETILCOLINA E SABEMOS que a miastenia é um déficit de acetilcolina, por tanto creio que é preciso tomar os remédio que são próprios para a doença que estimulam a liberação de acetilcolina. Essa é minha TEORIA pergunte ao seu médico se isso faz sentido.

      Excluir