terça-feira, 10 de agosto de 2010

A Doença de Parkinson

Ao contrário do que o nome sugere, o médico inglês James Parkinson não protagonizou nenhum caso extraordinário de doença. Apesar de ser portador de gota, o médico britânico ficou conhecido após observar em alguns pacientes um quadro neurológico peculiar. Apareciam em seu consultório pessoas, geralmente com mais de 50 anos, que apresentavam certa dificuldade para andar, frequentemente arrastavam os pés e inclinavam o corpo para frente. As mãos tremiam e ouvia-se ranger dos dentes. Os músculos do corpo todo aparentavam rigidez, o que não lhes concebia expressão facial e dificultava a fala. James resolveu então estudar aquilo que chamaria de Shaking Palsy (Paralsia Agitante). Mais tarde, a doença recebeu o nome de Doença de Parkinson para homenageá-lo.

Os sintomas descritos acima, são fruto de uma degeneração que acontece no sistema nervoso central. No cérebro existe uma zona de controle dos movimentos e da postura, chamada de corpo estriado (striatum). Esse controle é feito ativando a produção de dopamina ou a produção de acetilcolina. Enquanto o primeiro é inibitório, o segundo é estimulante no corpo estriado. Na Doença de Parkinson há diminuição da concentração de dopamina, tornando o estriado excessivamente ativo, causando dificuldade no controle dos movimentos. As duas figuras abaixo ilustram a comunicação normal (esquerda) e a comunicação deficiente (direita) das células controladoras do movimento no cérebro.




LEGENDA: 1. Acetilcolina; 2. Célula nervosa; 3. Dopamina

Essa falta de dopamina pode ser derivada da morte de células produtoras de dopamina, da destruição de axônios ou dendritos que fazem a comunicação entre elas e o striatum, ou de falha sináptica. A falha na sinapse, pode ocorrer por exemplo, quando há problema nos receptores que estimulam a produção de dopamina na célula, comum em casos de uso excessivo de determinadas drogas.

-> Caminho percorrido pela dopamina no cérebro

Atualmente, são utilizados apenas tratamentos para amenizar os sintomas. Utilizam-se precursores da dopamina para aumentar sua produção, ou então inibidores da produção de acetilcolina. Isso ameniza a rigidez muscular e melhora o controle dos movimentos. Além disso, são utilizados antidepressivos, pois a dopamina também é responsável pela sensação de bem estar do indivíduo (leia mais no post Um Pouco de Dopamina ). Em casos extremos, o paciente pode ser submetido a procedimentos cirúrgicos onde são retiradas partes do cérebro responsáveis pelo movimento, ou introduzidos eletrodos para estímulo elétrico dos neurônios.

Pesquisas recentes, realizadas na Universidade da Califórnia, apontam para as células tronco como uma possível cura para o segundo caso de Doença de Parkinson citado acima. Os cientistas transplantaram células de embriões de rato para o estriado de um rato adulto com a doença. As conexões originais, não foram refeitas, no entanto as células se diferenciaram em interneurônios inibitórios, que utilizam os neurotransmissores GABA (leia mais no post GABA e Glicina), diminuindo o excesso de excitação na região. Com isso, os ratos melhoraram sua caminhada, aumentando a velocidade e o tamanho dos passos.

Apesar da cura para a doença ainda não existir, os portadores de Parkinson podem buscar adequar sua vida, praticando alguns exercícios físicos e aprendendo a lidar com os sintomas. Abaixo, um vídeo do ator Michael J. Fox, portador da doença há mais de dez anos. Apesar dos sintomas visíveis, ele procura encarar a vida com naturalidade e bom humor.




Espero que tenham aprendido um pouco sobre a Doença de Parkinson. Em breve mais postagens!

Abraço

Caio César Carvalho – MED 91

Referências Bibliográficas:
http://www.doencadeparkinson.com.br/
http://www.sistemanervoso.com/pagina.php/?secao=6&materia_id=104&materiaver=1
http://www.parkinson.med.br
http://www.neurocenterbh.oi.com.br/pacientes/pc_parkinson.html

3 comentários:

  1. Olá a todos! meu nome é Noah, estou escrevendo este artigo para apreciar o bom trabalho do DR AKHIGBE que recentemente me ajudou a trazer de volta minha esposa que me deixou por outro homem nos últimos 6 meses. Depois de ver um comentário de uma mulher na internet testemunhando como ela foi ajudada pelo Dr. AKHIGBE, também decidi entrar em contato com ele para obter ajuda, porque tudo o que eu queria era que eu conseguisse minha esposa, felicidade e para garantir que meu filho crescesse com sua mãe 'eu amo minha esposa' Estou feliz hoje que ele me ajudou e posso dizer com orgulho que minha esposa agora está comigo novamente e agora está apaixonada por mim como nunca antes. Você precisa de alguma ajuda em seu relacionamento, como recuperar seu homem, esposa, namorado, namorada ou amores e relacionamento familiar? Os espectadores que leem meu post que precisam da ajuda de DR AKHIGBE devem entrar em contato com ele por e-mail: drrealakhigbe@gmail.com Você também pode ligar ou entrar em contato com ele por whatsapp 2348142454860 Ele também cura doenças e vírus mortais com suas ervas naturais. gostar
    HIV / AIDS, HERPES, ASMA, EPILEPSIA, Náusea, vômito ou diarréia, AVC, DOENÇA DE PARKINSON, INFECÇÃO EXTERNA, CÂNCER, DIABETES, DOENÇA CRÔNICA, HEPATITE A&B E OUTROS. seu email novamente: drrealakhigbe@gmail.comnúmero: +2348142454860

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Donald Boykins, estou aqui para apreciar o Dr. Akhigbe por usar seu remédio herbal para curar meu vírus Herpes. Faz cerca de 3 anos e 6 meses que estou vivendo com esse vírus e isso tem sido um problema sério para mim. Fiquei tão confuso por estar tomando vários remédios para curar, mas todo o meu esforço foi em vão, uma manhã. Eu estava navegando na Internet, então vi vários testemunhos sobre o Dr. Akhigbe curando pessoas do vírus Herpes e imediatamente entrei em contato com o Dr. Akhigbe em seu e-mail: drrealakhigbe@gmail.com, contei a ele sobre meus problemas e ele me disse que devo ser curado, ele me deu algumas instruções e que eu segui corretamente. então ele preparou um remédio herbal e me enviou, que eu usei por 2 semanas e fui curado, tudo foi como um sonho para mim e meu vírus Herpes se foi totalmente, dr .Akhigbe, Deus te abençoe e lhe dê mais poder e capacidade Não sei se existe alguém que sofra com o vírus do herpes ou qualquer uma dessas doenças. DIBETAS, CÂNCER, HIV / AIDS, HERPES HEPATITS A e B, DOENÇA CARDÍACA, DOENÇA CRÔNICA, EPILEPSIA, LÚPUS , CURSO, DOENÇA DE PARKINSON, LESÃO MEDULAR, ECZEMA, DOENÇA RENAL, ACME, DOR DE COSTAS, INFECÇÃO EXTERNA, DOENÇA ARTERIAL CORONÁRIA, FRIO COMUM, POLIÓIA etc. ele é um médico muito bom e honesto e também é chamado de padrinho da raiz de ervas, entre em contato com ele por e-mail; drrealakhigbe@gmail.com ou whatsApp ele no site +2348142454860 https: drrealakhigbe.weebly.com

    ResponderExcluir
  3. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma , Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp ............ +2347081986098.

    ResponderExcluir